O valor do abacate para a saúde

Durante muito tempo, qualquer pessoa que fosse a um nutricionista para perder peso era aconselhada a evitar os abacates. Isto acontecia porque a fruta era considerada muito densa em calorias. Neste artigo vamos conhecer o valor do abacate para a saúde.

“Na verdade, ele tem essa característica, mas quando consumido corretamente, o abacate ajuda a fornecer ao corpo um nível de energia constante ao longo do dia, evita cãibras e muito mais”, diz Rodrigo Polesso,

As propriedades deste fruto tropical são intermináveis. Contém minerais, vitaminas, ácidos, aminoácidos e propriedades curativas. Neste artigo, vamos dizer-lhe como comer abacate e quais são os seus principais benefícios.

 

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS À SAÚDE DO ABACATE

“Fonte de gorduras monoinsaturadas, fibras e antioxidantes, a fruta abacate ajuda a reduzir os níveis de colesterol e reduz o risco de doenças cardíacas”.

O abacate também é uma fonte de ômega-3 e vitamina E, nutrientes protetores contra o envelhecimento e a degeneração celular, ou seja, previne doenças degenerativas como o Alzheimer”, diz Flavia Morais, gerente de nutrição e desenvolvimento de produtos do Mundo Verde.

O ABACATE AJUDA A PERDER PESO?

“Os abacates consistem principalmente de gordura – isto os faz parecer pouco saudáveis, mas eles fornecem energia e ácidos graxos que ajudam na absorção de vitaminas. Ele também aumenta a saciedade e contém glutationa, um antioxidante que ajuda a controlar os níveis de cortisol (hormônio do estresse), que em excesso inibe a perda de peso”, diz Bruna Muwa, nutricionista esportiva da Foca e Friends Gym and Overall Sports (SP).  Os alimentos que contêm tais gorduras são sementes oleaginosas como nozes, nozes de macadâmia e avelãs, assim como milho, linhaça, atum e salmão.

O QUE É GORDURA RUIM?

“Enquanto os abacates são ricos em gorduras monoinsaturadas, alimentos como carnes gordurosas e manteiga contêm gorduras saturadas: ligadas a níveis elevados de colesterol e, portanto, responsáveis por doenças cardiovasculares. Portanto, eles devem ser evitados”, aconselha a nutricionista Talita Rocha.

MAS NEM TODOS PODEM COMER O ABACATE
As pessoas com alergias ao devem consultar seu médico antes de comer abacates, pois há um risco de hipersensibilidade a esta fruta.

QUANTO COMER POR DIA?
Para não exagerar, comer 100g de abacate por dia é considerado ideal.

Benefícios de comer abacate

A polpa de abacate contém ácidos gordos, o que o torna um excelente alimento para o controlo do colesterol e dos triglicéridos.

A pele, o cabelo e as unhas também nos agradecem a ingestão de abacates, pois possuem grandes quantidades de vitamina E e estimulam a formação de colagénio. De facto, o abacate serve de base para numerosos produtos cosméticos. O óleo extraído da sua polpa é um bom bálsamo para tratar problemas dermatológicos como eczemas ou dermatite.

Outra das suas propriedades é a vitamina D, necessária para regular absorção de cálcio e fósforo. Como tal, a ingestão de abacates é muito benéfica para as crianças, pois fortalece os ossos e os dentes.

Os abacates também são muito ricos em potássio, magnésio, cálcio e ferro. Todos estes nutrientes na sua composição tornam-no um alimento idóneo para consumir durante a gravidez.

Como comer abacate?

Os abacates podem comer-se de muitas maneiras.

  • Os abacates podem ser comidos crus, em saladas, juntamente com outros vegetais. Pode também barrar uma fatia de pão com abacate, como um lanche para os mais pequenos, ou como um pequeno almoço acompanhando outros alimentos.
  • Por ser bastante gordo, pode ser utilizado para substituir o azeite em alguns guisados, sopas ou pratos.
  • Para o consumir, devemos esperar que fique maduro. O ideal é que a polpa esteja mole e se consiga tirar facilmente com uma colher.
  • Depois de o ter aberto, devemos utilizá-lo logo, pois oxida com facilidade e fica escuro. Para que isto não aconteça, pode deitar-se umas gotas de limão, embrulhá-lo em película aderente e pô-lo no congelador.

TABELA NUTRICIONAL DO ABACATE

 

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isto, mas você pode optar por não participar, se desejar Aceito Saiba mais