Beleza. Dietas, Moda, Saúde e Bem-estar.

Pessoas Inseguras

0

Como diminuir a insegurança e se tornar pessoas confiantes?

No nosso dia a dia, passamos sempre por certos desafios que nos faz tomar decisões importantes que afetam nossa sensação de segurança.

Para algumas pessoas, tomar tais decisões, é natural e normal, devido a confiança dentro de si. Para outras, pode se tornar o seu pior pesadelo.

Ser uma pessoa confiante é diferente de ter uma vida confiante! A vida confiante é ter a segurança de um bom trabalho, de um ótimo salário, de uma boa família e amigos, entre outras coisas.  Contudo, uma pessoa confiante, é aquela segura com seu emocional e com suas razões.

Existem pessoas que têm uma vida confiante, porém não são confiantes e seguras de si. Muitas vezes deixam de realizar sonhos, ou as vezes nem enxergam quais são seus eles, devido à falta de segurança que existe dentro delas.

Afinal, porque existem pessoas inseguras ao nosso redor?

A insegurança, muitas vezes surge da personalidade de cada um ou até mesmo da falta de autoestima apresentada.

Assim seu estado emocional associa-se ao sentimento de inferioridade, e o inseguro acredita não ser capaz de realizar nenhuma tarefa, ser amado ou aceito por outros. E consequentemente, sempre existirá outras pessoas melhores e superiores a ele que mereçam mais.

Existem os narcisistas disfarçados, ou seja, outro padrão de pessoas inseguras. São aquelas que escondem seus medos por trás de uma atitude de falsa segurança, que faz com que os outros se sintam inferiores. Isto não é falta de humildade e sim a forma com que se sintam capazes de alcançar o que querem.

Beleza da Mulher medo-de-novas-experiencias
O medo de novas experiências

O medo

Outro ponto importante é o medo. Para os inseguros, apesar de ser um mecanismo de proteção, é visto como uma barreira que afeta decisões importantes e a vontade de enxergar novas experiências.

E ao assimilar essas novas experiências, o inseguro incorpora o que lhe é útil e que está de acordo com seu passado, ou seja, o que se encaixa em estruturas já predefinidas, podendo até mesmo rejeitá-las. Assim, mais uma vez, o medo torna-se seu protetor.

E o medo se sobrepõe! Como se fosse impossível ter inovações na vida! É apenas trabalhar. Evita saídas, não se diverte, esquece de comprar roupas e sapatos de seu interesse, não se tornam atrativos. Enfim, não há mudanças

Como identificar uma pessoa insegura?

O comportamento de uma pessoa insegura é mais visto por outros. São características únicas que nos fazem enxergar quem são e quais são suas atitudes. Algumas delas são:

  • Demostram incapacidade: Devido a sua falta de confiança
  • Medo de arriscar: Possibilitando a perda de diversas oportunidades
  • Incapacidade de dizer não e expor suas ideias: Assim acreditam ser pessoas boas e aceitas
  • Medo em se relacionar com outras pessoas: Não acreditam ser capazes de se manter no mesmo nível que o outro
  • Descrença em seu poder pessoal de influir nos eventos da própria vida: se ocorrer algo novo, o medo pode aparecer
  • Reclamam de tudo: devido ao receio de opinar e mostrar suas atitudes do que realmente querem
  • Medo de ser rejeitado e desaprovado: por esse motivo, nunca dizem não
  • Dificuldade de crescer: pois não se sentem merecedores

Existem possibilidades de uma pessoa se tornar segura?

Existem várias maneiras que possibilitam aprimorar a segurança e confiança de uma pessoa, basta ela mesmo querer que isso ocorra!

Para se tornar seguro, primeiramente, é preciso conhecer suas potencialidades e fraquezas para entender quem realmente é e como é possível alcançar seus sonhos.

Se conhecer, auxilia no autoconhecimento e como consequência na autoestima. Quanto mais o inseguro se conhece, mais confiança e atitudes vão ser tomadas, independente de serem contrárias a outros.  Assim, começam a transmitir segurança para todos.

  • Meditação: conhecer como é a respiração e como agem os batimentos cardíacos em momentos bons e ruins, para sempre serem controlados. É uma prática que beneficia a própria confiança.
  • Comprar livros: é bom adquirir cultura e conhecimento de tudo. O inseguro torna-se capaz de entender e dialogar sobre as coisas que acontecem ao redor.
  • Conectar com os outros: o apoio emocional de pessoas que o ama e confia oferece muita segurança.É interessante fazer as pazes com quem se desentendeu para restaurar conexões e até mesmo experimentar pedir ajuda ou conselhos para pessoas próximas.
  • Pensamentos positivos: o inseguro que pensa apenas que nunca irá dar certo, atrai o incerto, o medo e a insegurança. O melhor é ser confiante e concentrar só em ideias otimistas.
  • Sinta-se útil: Fazer tarefas de trabalho, já um grande passo, Porém ajudar ao próximo, fazer trabalhos voluntário, ajudam o inseguro a se sentir importante e capaz para todos.
  • Procure uma terapia. Pode ser o melhor remédio para o começo de uma confiança e segurança. O profissional ajuda o inseguro a se descobrir. Assim seu caminho estará aberto para possíveis melhoras na autoestima e confiança.
Beleza da Mulher Sorria-e-tenha-sempre-pensamentos-positivos
Sorria e tenha sempre pensamentos positivos

Sorria e tenha sempre pensamentos positivos

No entanto, se tornar mais confiante e seguro requer mais um forca de vontade. Não tentar se ajudar, possibilita a entrada de vários outros problemas, acarretando consequências que podem ser drásticas para vida do inseguro.

Procure trabalhar no que gosta, é bom fazer compras de perfumes preferidos, roupas, sapato que mais agrada, ir à lugares que ajudam a se sentir melhor. Enfim, tudo que dê sensação de prazer, vale a pena não só para o insegura e sim para todos!

O melhor é adquirir um autoconhecimento e aprender a tomar decisões conscientes, para criar uma vida mais positiva e segura, tanto profissional quanto pessoal.

você pode gostar também