Os efeitos da massagem terapêutica no sistema muscular
A Massagem terapêutica é um tratamento manual em que o terapeuta pressiona, esfrega e manipula os músculos e outros tecidos moles. Os terapeutas geralmente usam suas mãos e dedos, mas existem muitas ferramentas que podem ser usadas como parte de um tratamento de massagem.
De acordo com o Centro Nacional de Medicina Complementar e Alternativa (NCCAM), a massagem terapêutica tem sido usada há milhares de anos, e um estudo de 2007 mostrou que 18 milhões de americanos recebem essa terapia.
O NCCAM também aponta que a massagem terapêutica parece ter muito pouco risco quando é administrada por um profissional treinado, além de trazer muitos benefícios.
Diminuir a tensão com massagem
Você lerá nesta Postagem:
Os movimentos circulares profundos da massagem terapêutica podem ajudar a diminuir a tensão que se acumula nos músculos ou na sua cobertura, chamada de fáscia. Segundo o site Unitedmassagetherapist.com, uma massagem transversal, que se move pelas fibras musculares, ajuda a separar essas fibras e a desfazer as aderências que podem estar se formando no ventre muscular.
As aderências musculares são responsáveis pela diminuição da amplitude de movimento e pelo mau funcionamento.
Músculos que sofrem o estresse adicional de má postura ou lesão tendem a encurtar e endurecer, aumentando a tensão nas articulações próximas.
A Massagem terapêutica pode reduzir a tensão e ajudar a alongar os músculos, aliviando o estresse acumulado.
Fluxo sanguíneo aumentado
Quando um músculo é lesionado, o aumento do fluxo sanguíneo nessa área ajuda a acelerar a recuperação.
A Massagem terapêutica dilata ou abre os vasos sanguíneos, restaurando o fluxo de fluido, oxigênio e outros nutrientes para a área afetada. Massagem realiza isso sem aumentar os resíduos metabólicos que normalmente ocorrem com a contração muscular.
Em muitos casos de lesão, a massagem terapêutica pode diminuir a quantidade de tempo necessário para que um músculo se cure adequadamente.
Maior amplitude de movimento
Em qualquer lesão, assim como na má postura crônica, a amplitude de movimento pode diminuir porque os músculos são curtos e tensos, ou desenvolveram aderências internas.
A resposta normal do corpo a uma lesão é tentar gerar tecido cicatricial para estabilizar a área. Este tecido produzirá uma menor amplitude de movimento e outros problemas dolorosos.
A Massagem terapêutica quebra aderências e alonga os músculos, contribuindo assim para restaurar a amplitude adequada de movimento. A gama de movimentos completos e fluidos é necessária para manter a saúde articulatória.
Menos dor com a massagem terapêutica
Massagem terapêutica tem a capacidade de reduzir a dor em muitas condições, incluindo a dor lombar, de acordo com o site Massagetherapy.com. Isso é conseguido de várias maneiras.
Uma forma de terapia de massagem é bloqueando os sinais de dor que se originam dentro do sistema músculo-esquelético para que eles não atinjam o cérebro, de acordo com o site Holisticonline.com.
A massagem também ajuda a expulsar os resíduos metabólicos dos músculos, como o ácido láctico e o dióxido de carbono.
Esses produtos geralmente se acumulam dentro dos músculos após a atividade muscular e são responsáveis pelas cãibras e desconfortos que são sentidos após uma atividade estressante.