Beleza. Dietas, Moda, Saúde e Bem-estar.

O que são suplementos naturais? →【Guia Definitivo】

0

O que são suplementos naturais?

suplementos naturais

Na busca por manter bons níveis nutricionais, os suplementos naturais são os mais procurados por serem uma alternativa mais saudável e menos industrial.

 

Durante muito tempo, antes da ciência farmacêutica atual, os remédios naturais, ou remédios caseiros, garantiam a saúde da população. Tanto que até hoje se utiliza de substâncias presentes na natureza como terapia complementar para a prevenção, tratamento ou cura de patologias.

 

O sucesso na utilização dos remédios naturais despertou o interesse da indústria farmacêutica. Sendo que muitos metabólitos secundários produzidos por plantas tiveram um papel fundamental no desenvolvimento de compostos conhecidos, como por exemplo, a morfina, quinina, cânfora e cocaína.

 

Nos suplementos não foi diferente. Ginkgo, kava pironas, ginseng, erva de são joão; são todos produtos de origem vegetal detentores de importantes propriedades que reacenderam o interesse da indústria farmacêutica para criar suplementos naturais destas e de outras plantas.

 

Existem dois tipos de suplementos, os naturais e os sintéticos, ou artificiais. Ambos são compostos por vitaminas, fibras, aminoácidos e proteínas e servem como complementares da dieta.

 

A principal diferença entre eles está na fabricação. Enquanto os sintéticos são fabricados com ingredientes artificiais, os naturais vêm da natureza e são compostos com menor nível de processamento.

 

Os suplementos naturais são substâncias que fornecem ao organismo nutrientes naturais, extraídos de plantas ou ervas. Estas são comercializadas na forma de comprimidos, cápsulas, pós ou bebidas. Cuja principal função é atender à necessidade nutricional do organismo e assim, ajudar a manter a saúde no longo prazo.

 

Para que servem os suplementos naturais?

 

É através da alimentação que fornecemos os nutrientes essenciais para o correto funcionamento do organismo. Por isso, nossa alimentação deve ser saudável e variada.

 

Porém, nem sempre conseguimos nos alimentar adequadamente e atender a todas as necessidades nutricionais do nosso corpo. Nesses casos, é recomendável fazer uso de suplementos naturais ou sintéticos.

 

A maioria dos suplementos garante o valor diário recomendado de determinada substância, seja ele de origem sintética ou natural.

 

Porém, com a tendência de procurar alternativas mais saudáveis e naturais, grande parte da população prefere fontes naturais, como extratos, partes de plantas e ervas para a suplementação.

 

Utilizando os suplementos naturais de forma correta, isto é, aliando a suplementação com hábitos saudáveis, é possível atingir seu objetivo. Seja ele emagrecer, ter mais energia, ganhar massa muscular, reduzir os níveis de glicose, colesterol, manter a beleza ou suprir alguma deficiência nutricional.

 

Os suplementos são bastante procurados por atletas, que necessitam de mais nutrientes. Nesse caso, são indicados o uso de suplementos naturais que ajudam no ganho de massa muscular e no aumento da performance física.

 

Outro grupo bastante beneficiado pelos suplementos são os idosos e mulheres na fase da menopausa, os quais necessitam de mais cálcio para fortalecer os ossos e prevenir a osteoporose.

 

Pessoas que apresentam carência de determinado nutriente também é recomendado o uso de suplementos naturais. Seja pela alimentação inadequada ou por problemas de absorção de nutrientes.

Vale lembrar que como o próprio nome diz, eles são suplementos e devem ser empregados como um complemento na alimentação.

 

Principais benefícios suplementos naturais

 

Os suplementos são úteis para obter um teor nutricional mais elevado e equilibrado, tanto que em muitos casos já são recomendação médica para atletas, vegetarianos, veganos, idosos e pessoas que tenham carência nutricional.

 

Como os suplementos naturais vem da natureza, seja de frutas, verduras, cascas e folha de árvores, flores, cogumelos, entre outros, representam um risco menor de qualquer tipo desvantagem para a saúde do que os sintéticos.

 

Os suplementos alimentares naturais apresentam menos aditivos químicos tais como conservantes, aromatizantes, espessantes, dentre outros. Por isso, tentem a causar menos desconfortos gastrointestinais ou processos alérgicos.

 

Outro benefício dos suplementos naturais é o fato deles serem mais biocompatíveis, isto é, se aproximam mais dos resultados produzidos pelo próprio organismo.

 

Além disso, eles podem ir além das ações individualizadas e podem ser combinados a fim de potencializar os efeitos benéficos. É o caso da Maca Peruana com ZMA ou óleo de cártamo combinado com vitamina E, entre outros exemplos.

 

Tipos de suplementos naturais

 

Os suplementos naturais podem ser divididos de acordo com suas propriedades. Seja termogênica, antioxidante, energética, entre outras.

 

Dentre os suplementos naturais mais indicados para dar uma energia extra, podemos citar a cafeína. Várias plantas possuem a cafeína na sua composição, são elas: o café (Coffea arabica), erva mate ( Ilex paraguariensis ), guaraná ( Paullinia cupana ), cacau (Theobroma cacao ), chá ( Camellia sinensis ) e cola ( Cola acuminata).

 

A cafeína atua como um estimulante do sistema nervoso central por inibir a ação da adenosina. Dessa forma, deixa nosso cérebro em alerta. Aumentando assim a concentração e diminuindo também a fadiga mental.

 

Outro efeito da cafeína se dá nos brônquios. Ao dilatar os brônquios pulmonares, ela otimiza a capacidade respiratória e consequentemente a oxigenação dos músculos, aumentando assim o rendimento dos atletas.

 

Além disso, a cafeína é uma substância termogênica, ou seja, capaz de aumentar o metabolismo. Assim, seu consumo também favorece a perda de peso.

 

O suplemento de café verde é extraído dos grãos de café antes do processo de torrificação. Dessa forma, concentra duas vezes mais cafeína do que os grãos torrados. Além disso, possui ácido clorogênico, composto que reduz a absorção de gordura pelo intestino.

 

Outros suplementos naturais de dão energia são: ginseng, capsaicina, laranja amarga, maca peruana.

 

Já o óleo de coco, óleo de cártamo, spirulina, goji berry, são conhecidos suplementos naturais emagrecedores.

 

Onde comprar suplementos naturais?

 

Os suplementos naturais estão à venda em diversas lojas físicas e online de produtos naturais e farmácias. Antes de comprar, verifique se a marca é de confiança, se segue todas as exigências estabelecidas por lei e pelos respectivos órgãos de vigilância.

Como a oferta é grande, deve-se tomar cuidado com a procedência do produto, pois é da sua saúde que estamos falando. E justamente por isso que você deve exigir o melhor.

 

Exija a marca que se destaca no mercado de Suplementos Nutricionais e Vitaminas. Com mais de 5 anos no mercado, a Nutriblue tem a missão de pesquisar, desenvolver e disponibilizar produtos de excelência.

 

Desde a escolha da matéria-prima, até o fornecimento dos produtos, a Nutriblue tem o compromisso de constante melhoria da qualidade de vida das pessoas e de sua linha de produtos.

 

Acesse o site da Nutriblue: https://www.nutriblue.com.br, conheça os produtos e comprove o porquê de a marca ser destaque no mercado de suplementos nutricionais e vitaminas.

 

A Nutriblue oferece várias opções diferenciadas para compra,  vantagens especiais nas compras em grande quantidade, facilidade de pagamento, site seguro e entregas para todo o Brasil.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.