Beleza. Dietas, Moda, Saúde e Bem-estar.

O que é o pó de baobá e para que serve?

Neste artigo você saberá tudo sobre O que é o pó de baobá e para que serve. Saiba também sobre o óleo de Baobá e seus benefícios para a pele, cabelo e unhas. Veja também aonde comprar e muito mais.

A modelo Sara Carbonero tem desencadeado a curiosidade de seus seguidores ao postar no Instagram uma tigela de frutas com esse estranho ingrediente.

Sara Carbonero decidiu cumprir duas boas resoluções de Ano Novo: prestar atenção especial ao seu corpo, mas também à comida que ingere. Por isso, a maior parte de seus stories no Instagram tem a ver com treinamento funcional ou café da manhã com superalimentos estranhos que desencadeiam a curiosidade de seus seguidores. Um deles é o pó de Baobá.

Carbonero também é adepta do circuito Tabata, um treino de alta intensidade que permite tonificar os músculos e queimar gordura localizada.

Sara Carbonero Arévalo é uma jornalista esportiva espanhola e uma modelo

O Pó de Baobá

 

Como se alimentar com o Pó de Baobá

O ideal é consumir 1 ou 2 colheres de sopa por dia do pó de baobá. Você pode misturar o pó em smoothies, em um prato com frutas ou na farinha de aveia. Uma boa sugestão de vitamina onde você pode usar o pó é esta: leite de amêndoa, uma banana e a dose diária de pó de baobá.

baoba beneficios para a saude

A árvore Baobá

Nativo da África e de natureza sagrada, é conhecido como a árvore da vida. Seu tronco atinge até 30 metros e sua longevidade chega a 3.000 anos. Só tem folhas no verão, enquanto o resto do ano seus galhos permanecem secos. Dentro de sua madeira armazena litros de água para consumi-los durante os meses de seca.

Sem dúvida, o baobá é uma das árvores mais conhecidas e reconhecidas do continente africano. Com mais de 3.000 anos de idade, estes exemplares são facilmente reconhecíveis graças à sua espessura, à cor cinzenta das suas folhas e ao seu grande tronco fibroso que pode atingir um diâmetro de 25 metros.

No Brasil associamos geralmente o Baobá com as aventuras de O Pequeno Príncipe e não sabemos muito mais do que isso, no entanto, na Europa e nos Estados Unidos esta árvore é muito apreciada pelos seus múltiplos benefícios para o organismo.

O Baobá é uma árvore de longa vida que nos fornece seus frutos comestíveis. Eles são envoltos em uma casca de madeira, têm textura aveludada e uma cor verde amarelada e, por dentro, é a polpa rica com sabor doce e um toque ácido e sementes. Mas isso não é tudo, seus frutos derivam o óleo de baobá , um produto com grande reconhecimento dentro do mundo da estética.

Também conhecida como Adansonia digitata, o Baobá é uma árvore enorme que pode viver por séculos. Deve-se notar que todas as partes da planta são úteis para a saúde e o bem-estar. Você pode usar as folhas para fazer uma sopa, brindar as sementes e tomá-las como um lanche , ou até mesmo fazer um suco da polpa da fruta, há muitas maneiras de consumi-lo.

Exames químicos deste superalimento mostram que ele contém vários ingredientes potencialmente bioativos, que incluem triterpenóides, flavonóides e compostos de fenol. Outros estudos também mostram que o baobá também contém esteróis e saponinas . Todos estes compostos orgânicos são as principais razões para consumir esta planta devido aos seus benefícios para a nossa saúde

 O fruto do Baobá

O fruto do baobá tem vários benefícios à saúde. Forma-se dentro de uma casca dura que cresce na árvore e então essa polpa é desidratada e transformada em pó, sabor doce ligeiramente caramelizado e ácido ao mesmo tempo.

po de baoba
Pó de Baobá

Chamada no continente Africano como a árvore mágica, ou árvore da vida, é  um superalimento com mais e mais seguidores em todo o mundo. Seu fruto é semelhante ao coco: redondo, pesa cerca de um quilo e tem um sabor doce. Mas quais serão seus benefícios para a saúde?

Benefícios do fruto do Baobá

  • Tem um alto teor de fibra comparado a outras frutas.
  • Tem muito cálcio, quase três vezes mais que o leite.
  • Tem 3 vezes mais antioxidantes que os mirtilos.
  • Apenas 25 g da polpa fornecem a porção diária de vitamina C que precisamos.
  • Ele fornece minerais como ferro, potássio e magnésio.
  • Ajuda a absorver ferro e cálcio no corpo.
  • Estimula e cuida da flora intestinal.
  • Seu alto teor de antioxidantes combate o envelhecimento precoce das células.
  • Tem propriedades rejuvenescedoras
  • Promove a regeneração celular
  • Tem um efeito de proteção natural contra os radicais livres
  • É anti-inflamatório e calmante
  • Favorece a produção natural de colágeno

Além disso:

– Contra a fadiga: para conter grandes quantidades de ferro, é um alimento perfeito para combater a anemia e a fadiga.

– Coração saudável: devido aos seus altos níveis de potássio, tem benefícios vasodilatadores, regula a pressão sanguínea e reduz a possibilidade de doenças cardíacas.

– Ossos fortes: graças ao cálcio e ao magnésio que contém, cuida dos nossos ossos.

– Antioxidante:  seus altos níveis de vitamina C têm um papel ativo na luta contra o envelhecimento da pele.

– Trânsito intestinal: graças a sua fibra (44%) é fundamental quando se trata de regular o trânsito intestinal.

Óleo de baobá para a pele

Segundo diversos estudos, o Óleo de baobá proporciona mais beleza à pele, cabelos e unhas. Além disso, uma de suas grandes vantagens é nutrir o couro cabeludo, ajudando a evitar a queda, além de hidratar e proteger os fios

O óleo de baobá é retirado de suas sementes e tem vitaminas A, D, E e F. Todas elas ajudam a melhorar a elasticidade e a hidratar a pele. O bom é que não é gorduroso e absorve rapidamente. Devido às suas propriedades, previne e alivia condições como psoríase, eczema, manchas solares ou ressecamento crônico da pele.

Aplicações de óleo de baobá para tratar a pele
Antienvelhecimento – Devido à sua composição e ao seu conteúdo em vitamina C e outras vitaminas antioxidantes, juntamente com a sua capacidade regenerativa, o óleo de baobá melhora e previne os sinais de envelhecimento da pele. Ele irá melhorar a elasticidade da pele e contribuirá para a produção de colágeno e elastina.

Calmante da pele – Ele é um excelente reparador de peles queimadas pelo sol, bem como de peles secas ou rachadas. Juntamente com as suas propriedades calmantes, aplicadas após a exposição ao sol, acalma e acalma a pele.

Melhora as olheiras –  A vitamina C tonifica a área ao redor dos olhos, enquanto o resto das substâncias químicas que contêm a área desinflamam e eliminam as olheiras produzidas por fadiga ou estresse.

Acalma a pele com psoríase ou eczema. Hidrata profundamente a pele, alivia a coceira e desinflama a pele, tornando-a excelente para o tratamento da pele com psoríase ou qualquer problema de pele.

Estrias  – Aplicado na pele do corpo, o óleo previne e trata as estrias. O Óleo de baobá fornece elasticidade à pele, por isso também é indicado para tratar a flacidez.

Protetor labial – A aplicação de algumas gotas nos lábios permanecerá protegida do frio e do sol, evitando rachaduras e secura.

Um estudo realizado pela Universidade King Saud, na Arábia Saudita, mostrou que o fruto do baobá tem seis vezes mais vitamina C do que a laranja.

Óleo de baobá para o cabelo

O Extrato de Baobá contém uma elevada capacidade antioxidante, por causa do seu elevado conteúdo de vitamina C, destacando-se por ser uma das mais importantes fontes naturais de ácido ascórbico, contendo níveis que variam de 2,8 a 3,0 g/kg, apresentando aproximadamente seis vezes mais do que o índice de uma laranja. O produto contém também outras vitaminas, como a riboflavina (vitamina B2), necessária para o crescimento do cabelos. O sabor ácido característico do fruto é devido à presença de ácidos orgânicos, como o ácido cítrico, tartárico, málico, succínico bem como o ácido ascórbico. É uma excelente fonte de vitaminas A e C, cálcio, ferro, potássio, magnésio, manganês, molibdénio, fósforo e zinco.

Como este óleo tem ácidos graxos, é absorvido pelo cabelo e traz vários benefícios, como, por exemplo, o aumento do brilho dos fios. O óleo protege ainda os fios dos cabelos da irradiação do sol, da água do mar e do cloro da piscina. Mantém a cor por mais tempo, pois previne o desbotamento. Além disso, o óleo nutre o couro cabeludo evitando a queda.

O óleo de baobá, quando usado no comprimento dos cabelos, ajuda a restaurar os fios, deixando os cabelos mais saudáveis e, naturalmente, mais bonitos.

4 modos de utilizar o óleo de Baobá no cabelos:

1- Para Hidratação: Com os cabelos secos aplique mecha a mecha em toda a extensão dos fios e couro cabeludo. Deixe no mínimo uma hora e lave. Pode ser feito 2 vezes por semana.

2- Potencializando o Creme: Misture algumas gotas com o creme de hidratação ou tratamento que vai aplicar. Aplique mecha a mecha nos cabelos lavados e deixe agir o tempo indicado no creme.

3- Como Antifrizz natural – Coloque algumas gotas na mão e passe nas pontas e no frizz dos fios

4 – Massageador natural – Aplique uma vez por semana o óleo somente no couro cabeludo, antes do banho, com uma leve massagem. Depois lave o cabelo normalmente.

Óleo de Baobá para as unhas

O óleo de baobá tonifica e protege a película da unha, hidratando e melhorando a elasticidade e evitando que a cutícula fique dura. Na Europa, por exemplo, eles são contra cortar a cutícula e usam muito este óleo para deixar emoliente. Usando este óleo, você não vai nem precisar tirar, só empurrar a cutícula.

Como usar o óleo de baobá nas unhas: mergulhe as unhas em um óleo de gergelim morno (comprado a frio em casas de produtos naturais), deixe por cinco minutos, depois lave com água e sabonete e aplique o óleo de baobá (uma gota) na base da unha. Massageie. Você pode fazer esse tratamento um dia antes de esmaltar as unhas e pode fazer nas mãos e também nos pés.

Nas unhas, acontecem também as fissuras, estrias, o que deixa as unhas feias. E o óleo de Baobá  vai evitar esses problemas, mantendo as unhas cuidadas e bonitas. Para isso, massageie o óleo com uma escova de cerdas macias para ajudar a hidratar as unhas.

Onde comprar Produtos com Baobá

No mercado de cosméticos, existem muitos produtos que prometem milagres, mas raramente são verdadeiros. Se você quer um produto maravilhoso para os cabelos, então deve testar em seu cabelo o óleo de baobá. É orgânico, adequado para diferentes partes do corpo e rosto. Tem inúmeras qualidades para atender às necessidades dos cabelos, pele e nutrição.Além disso, você pode procurar por resenhas sobre este produto e verá quantas pessoas atestam seu resultado. A estética sabe disso muito bem e você pode verificar as informações com esteticistas ou com o seu dermatologista e eles vão falar sobre os atributos do Baobá.

Acompanhe abaixo como e onde comprar produtos com Baobá de acordo com suas necessidades.

Tags: óleo de baobá para o cabelo, extrato de baobá para o cabelo, óleo de baobá para que serve, óleo baobá benefícios, óleo de baobá preço, óleo de baobá novex, óleo de baobá coiffer, óleo de baobá novex resenha

 

você pode gostar também

Comentários estão fechados.