Take a fresh look at your lifestyle.

Cuidado com receitas caseiras para tratar a pele

Hoje em dia, as pessoas vivem “conectadas” à internet, acessando notícias sobre os mais variados assuntos, inclusive sobre tratamentos estéticos caseiros e “milagrosos”.

No entanto, apesar de alguns métodos realmente serem eficientes, outros podem gerar risco à saúde.

Segunso Karina Muriano, especialista em cosmecêuticos da Bothanica Mineral, existem receitas caseiras que são perigosas e que, além de não tratarem os problemas na pele, podem piorar o quadro.

As receitas de esfoliantes que levam açúcar, fubá e aveia, por exemplo, são extremamente comuns. E, realmente, conforme a especialista, promovem uma esfoliação da pele. “No entanto, movimentos muito vigorosos, grânulos muito grosseiros e intervalos não adequados entre as esfoliações podem machucar a pele, causar infecções e manchas.

Outro ponto a ressaltar é que os esfoliantes corporais não são iguais aos faciais, já que são tipos diferentes de pele”, orienta Muriano.

cuidado com receitas caseiras para tratar a pele 5dda511b21435 - Cuidado com receitas caseiras para tratar a pele

Utilizar limão como clareador também está entre os “clássicos” da cultura popular. Mas, além de não surtir efeito, apresenta um grande risco. “Mesmo que o limão tenha sido aplicado à noite, resíduos podem permanecer na pele. Além disso, o contato com o Sol, por menor que seja, pode levar a uma queimadura, conhecida como fitofotodermatose, que causa manchas escuras, bolhas e cicatrizes”, alerta a especialista.

Karina Muriano lembra ainda que é preciso cuidado na hora de scolher a clínica de estética, para saber se ela possui um profissional capacitado para realizar os procedimentos, que não devem ser caseiros.

“O uso de cosméticos específicos para cada disfunção também é um fator que deve ser observado, bem como a data de validade. Alguns procedimentos requerem produtos de uso individual e descartável, por isso, é importante ficar atento a esse detalhe”, ressalta. O profissional capacitado deverá explicar, em detalhes, como o procedimento será realizado, qual o cosmético associado, as possíveis reações e, principalmente, as contraindicações de cada produto ou processo.

Para atrair clientes, algumas clínicas chegam a fazer promessas nada realistas. “Já existem diversos tratamentos estéticos que garantem resultados, mas todos têm base científica. Encontrou uma empresa que oferece aquilo que você sempre quis? Procure saber mais sobre a técnica para não ser enganado”, orienta a especialista em cosmecêuticos.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.