Beleza. Dietas, Moda, Saúde e Bem-estar.

Como você deve cuidar de uma pele com rosácea

0

O rosácea  é uma condição da pele, patologia da pele que se manifesta principalmente na pele do rosto e que pode acabar por ter sintomas realmente irritantes e também consequências negativas a nível emocional. Embora no momento não exista uma cura definitiva, felizmente há cada vez mais tratamentos que permitem cuidar da pele com rosácea, aliviar os sintomas e melhorar a aparência da pele.

É mais comum em mulheres do que em homens e geralmente ocorre em pessoas com pele fina e clara. Rosácea sempre envolve um anormal vermelhidão do rosto , especialmente em certas áreas, como as bochechas, a testa, o nariz e o queixo. Às vezes, a vermelhidão é acompanhada por inflamação, granito ou descamação, o que significa que podemos confundi-lo com acne ou dermatite.

Este rubor exagerado no rosto é devido à dilatação dos vasos sanguíneos e pode ter várias origens. Em caso de qualquer anomalia, consulte o médico especialista É essencial determinar se você realmente tem a rosácea e que tipo e estabelecer, assim, as medidas preventivas recomendadas e o tratamento mais apropriado.

Sintomas e tipo de rosácea

A aparência de vermelhidão na pele em um momento específico é relativamente normal. Altas temperaturas, sol, atividade física intensa, comidas muito condimentadas ou apimentadas podem causar essa situação, mas se essa claridade aparecer de repente e persistir, pode ser um caso de rosácea.

Esta patologia da pele pode ser acompanhada por outros sintomas, entre os mais comuns são:

  • Secura e aperto na pele.
  • Comichão ou ardor nas áreas afetadas.
  • Inflamação
  • Sensação de calor no rosto.

Além disso, dependendo do tipo de rosácea pode aparecer outros sintomas aos quais devemos prestar especial atenção.

Em geral, essa patologia comum e não contagioso Ele tem maneiras diferentes de se manifestar, então você tem que distinguir entre:

  • Rosácea eritematosa . É caracterizada pelo avermelhamento de certas áreas nas quais os vasos sanguíneos dilatados (veias da aranha conhecidas como telangiectasias) podem ser vistos. A condição aparece de repente, na forma de episódios transitórios que, após um tempo e com tratamento adequado, desaparecem.
  • Rosácea papular – pustular. Pode também surgir sob certas condições e sob a forma de “surtos”. Neste caso, a vermelhidão está ligada ao aparecimento de pequenas colmeias ou espinhas semelhantes às da acne.
  • Rosácea fibrosa ou hipertrófica . Apresenta todos os sintomas já descritos, mas, além disso, tem um espessamento da pele que pode criar protuberâncias ou deformações, principalmente no nariz.
  • Rosácea ocular . Não afeta apenas a pele do rosto, mas também os olhos. Lacrimação, irritação ou inchaço das pálpebras são alguns dos seus sintomas.

O que fazer se sua pele sofre rosácea?

No primeiro inconveniente, é importante consultar o dermatologista porque a origem desta patologia não é conhecida exatamente. Felizmente, os avanços na pesquisa continuam e já existem tratamentos, cada vez mais eficazes, para prevenir o aparecimento dos sintomas da rosácea e reduzi-los a qualquer momento.

Se a sua pele avermelhar facilmente ou mostrar evidência de rosácea, existem várias medidas preventivas que podem ajudar:

  • Evite a exposição ao sol sem uma alta proteção contra os raios do sol.
  • Procure não coma comida muito picante ou que pode aumentar a temperatura do seu corpo (bebidas muito quentes, álcool). Escolha, em vez disso, uma dieta variada e saudável que ajuda a fortalecer seu sistema imunológico.
  • Cuide da sua pele sempre com cosméticos específicos para peles sensíveis e / ou que sofrem de rosácea.

Quais produtos escolher se sua pele tem sintomas de rosácea?

A rosácea não é apenas uma patologia que afeta a pele do rosto. Quem sofre geralmente experimenta emoções emocionais que podem trazer mais de uma complicação (insegurança, não estar satisfeito com sua aparência, medo de possível rejeição …). É por isso que os cuidados dermo-cosméticos são tão importantes.

A pele com rosácea é uma derme sensível  que requer produtos específicos que proporcionam  hidratação máxima e proteção extra  contra agentes externos que possam alterá-la.

Se você sofre de rosácea, precisa de cosméticos sem álcool e qualquer outra substância que possa ser agressiva demais. Algumas dicas ao escolhê-las são:

  • Monitore a  composição  de qualquer produto que você vai aplicar no rosto, de um creme de limpeza, a maquiagem. Qualquer componente inadequado pode ser o gatilho de um surto de rosácea.
  • A  suavidade e o respeito pela composição natural  da sua pele são a norma. Para cuidar da sua derme, escolha produtos com alto teor de emolientes que amolecem e hidratam sem, de qualquer maneira, serem agressivos.
  • Você tem cosméticos com  propriedades vaso-protetoras , cujo objetivo é evitar a dilatação excessiva dos pequenos vasos sanguíneos que atravessam a face. Se você tem rosácea, essas são as que você precisa.
  • É importante escolher produtos de  composição leve  que não sejam oclusivos, isto é, que permitam que a pele “respire” sem entupir os poros.

Com alguns cuidados e cosméticos básicos adequados, tais como a gama  Sensibio de Bioderma , sua pele sensível e rosácea talvez possa conseguir uma ótima aparência e mais importante … você se sentir bem.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.