Portal Feminino de Dietas, Beleza, Maquiagem, Estética, Casamento, Penteados, Moda, Corpo e Saúde

Como a praia pode melhorar sua saúde

0

Quando pensamentos ansiosos, inquietos e maus chegam,é chegada a hora de procurar o mar, segundo pesquisadores. O mar, com seus grandes sons largos, impõe um ritmo suave a tudo que está acelerado.

Faça o teste: Peça a qualquer pessoa que visualize estar de férias e a maioria delas imaginará que está em uma praia em algum lugar. A visão da areia areia branca com palmeiras e água azul cristalina tornaram-se as férias clichê de qualquer pessoa que precise descansar ou que percebe que passou de seus limites e se sente estressado. A associação de ir para a praia funciona como uma benção calmante para a alma, e é por isso que as praias sempre estão lotadas em qualquer lugar do mundo.

A noção de que estar perto de uma praia o faz sentir saudável não é nova. Médicos já prescreviam viagens à praia ou visitas a ” hospitais de banhos” (clínicas especiais que ofereciam tratamentos com banhos da água do mar), já no século 18.

Como a praia pode melhorar sua saúde

Na verdade, ir à praia traz benefícios para a Saúde e estes são causados por razões físicas pelas quais a praia nos faz sentir melhor sobre a vida.

Vitamina D
Cerca de 90% da nossa vitamina D vem da exposição ao sol e apenas 10% do que comemos. A falta desta vitamina do sol afeta o metabolismo de minerais, especialmente cálcio (força óssea) e fósforo. A vitamina D também tem um efeito significativo em três grandes problemas de saúde: pressão alta, câncer e diabetes. Um bilhão de pessoas em todo o mundo têm deficiência de vitamina D severa ou moderada. (No Oriente Médio, a deficiência de vitamina D é alta e é maior ainda nas mulheres, aparentemente devido à roupa que cobre a maior parte do corpo, bloqueando a absorção do sol)

Esta deficiência é, contudo, facilmente evitada com alguma exposição direta à luz solar: “15 minutos de exposição ao sol, sem creme solar, na cabeça e nos braços todos os dias durante o verão, é suficiente para aumentar os níveis de vitamina D de pessoas”, segundo Dorothy Bennett, professor de biologia celular da St George’s, Universidade de Londres. Após os 15 minutos de exposição ao sol, é claro, use protetor solar.

Ìons

A sensação de paz que temos na praia pode ser um resultado de alterações moleculares em nossos corpos. As ondas do oceano produzem íons negativos. Íons negativos aceleram a capacidade do nosso corpo de absorver oxigênio. Eles também equilibram os níveis de serotonina; uma substância química produzida pelo organismo que está relacionada com o humor e o stress. Esta é uma das razões pelas quais estar na praia foi ligada, por cientistas, à energia mental positiva e uma sensação geral de saúde e bem-estar. Pode até fazer-nos dormir melhor.

Os íons são átomos ou moléculas que ganharam ou perderam carga elétrica. No entanto, enquanto os íons negativos são realmente os bons, os íons positivos têm o efeito oposto. Os íons negativos criam reações bioquímicas que ajudam a aliviar o stress, a depressão e os baixos níveis de energia, enquanto os íons positivos causam hiperfunção da serotonina ou “síndrome de irritação”, resultando em insônia, tensão, enxaqueca, náuseas, palpitações cardíacas, aumento de raiva, tremor e tonturas.

De um modo geral, os íons negativos aumentam o fluxo de oxigênio para o cérebro, resultando em maior vigilância, diminuição da sonolência e mais energia mental“, diz Pierce J. Howard, PhD, autor do Manual do Proprietário do Cérebro: Aplicações diárias da mente Brain Research e Diretor de Pesquisa no Centro de Ciências Cognitivas Aplicadas em Charlotte, Carolina do Norte. A maioria das praias possui muitos íons negativos, o que favorece a sensação de bem-estar.

Para melhorar o entendimento, observe que antes de uma tempestade, o ar pode conter 2.500 íons positivos e 750 negativos por 1 cm³. Após a tempestade, quando há uma bela frescura no ar e cheiro de chuva, a situação é revertida e então, naturalmente, todos nos sentimos muito melhor.

A lua cheia também aumenta os íons positivos (daí o vínculo entre a lua cheia e a loucura), o que pode aumentar tudo, desde o consumo de álcool até sentimentos de raiva.

Beleza da Mulher  praia-saude-mulher-biquini

Ir à praia faz as pessoas relaxarem

Quando você coloca uma pessoa num ambiente de praia, “não vai haver nenhuma grande surpresa para você que as pessoas relaxem”, disse o pesquisador Mathew White, psicólogo ambiental em Exeter. Dessa  a forma muitas pessoas experimentam esse efeito sobre a saúde mental, diminuindo o stress e causando impacto positivo na saúde das pessoas. O simples fato de observar as pessoas na praia, de estar sem horário, de ver a calmaria das ondas indo e vindo, de criar castelos de areia com as crianças, entre outras atividades, farão com que a mente descanse.

A aproximação do mar “melhora significativamente o bem-estar”, conforme o estudo do pesquisador White. O ambiente à beira-mar pode reduzir o stress e estimular a atividade física, acrescentou.

Então, se você quer viajar para uma praia, não lhe falta motivos! Vai ser bom para sua saúde física e mental. Aproveite e já faça um pacote de viagem e vá descansar perto do mar.