Take a fresh look at your lifestyle.

5 dicas de como limpar seus tênis

Há algum tempo era comum ouvir dizer que calçados não poderiam ser lavados na máquina. Entretanto, hoje em dia as marcas vêm fabricando produtos nos quais isso é permitido, levando alguns cuidados em consideração, é claro. A especialista em cuidados têxteis Marinês Cassiano separou algumas dicas para solucionar essa questão.

5 dicas de como limpar seus tênis

Passo 1. Planeje a limpeza dos tênis com antecedência e sem pressa, já que eles podem levar dias para secar dependendo das condições climáticas. Também é importante verificar na etiqueta do produto se é permitido lavá-lo na máquina.

Passo 2. Feito isso, retire os cadarços e as palmilhas, que deverão ser lavados separadamente. Para tal, utilize detergente ou sabonete neutro e limpe-os com o auxílio de uma escovinha de cerdas macias.

Passo 3. Remova o excesso de sujeira utilizando a mesma escova, água e detergente ou sabão neutro. Depois, separe os tênis coloridos dos brancos, assim como fazemos com as roupas.

Passo 4. O ideal é não colocar os itens sozinhos na máquina, assim você pode incluir na lavagem peças da mesma cor, que não sejam tão delicadas ou pesadas. Um boa dica também é colocar os tênis em sacos de proteção ou mesmo dentro de uma fronha de travesseiro, além de sempre utilizar água fria pra não deformá-los.

Passo 5. Após a lavagem, você pode centrifugar as peças, entretanto nunca deve utilizar a secadora. Por fim, coloque-as para secar na sombra.

Observação: outros cuidados são exigidos em calçados feitos de couro, camurça, luzes de LED ou com detalhes em pedraria, bordados e apliques.

Fonte: Revista Malu

você pode gostar também

Comentários estão fechados.