Beleza. Dietas, Moda, Saúde e Bem-estar.

Como cuidar de animais de estimação em casa

0

Como cuidar de animais de estimação em casa é a principal preocupação a pensar, antes de adotá-los. Afinal, os pets, sejam eles cães, gatos ou aves, são integrantes da família e precisam de cuidados e locais adequados para viverem. Confira as dicas para ter uma adoção consciente de animais de estimação.

Como cuidar de animais de estimação em casa

Dicas para cachorros em casa

dicas para cuidar de cachorro em casa

Os animais de estimação precisam de espaço, atenção, carinho e cuidados. A forma de criação vai impactar na qualidade de vida do bichinho. Confira algumas dicas de Como cuidar de animais de estimação em casa, primeiro para cães.

  1. No caso do cachorro, se for apartamento, a primeira coisa a fazer é consultar as regras do condomínio ou síndico, com relação a porte e até mesmo para saber quais as áreas de lazer que podem ser usadas pelo cãozinho. Assim, você evita dores de cabeça.
  2. O animal precisa de espaço para fazer as necessidades fisiológicas. Por isso, é importante destinar um espaço para o pet. Dê preferência as áreas de serviço, que são mais fáceis de serem higienizados.
  3. Outro ponto importante a se pensar, é a segurança no imóvel. Muitos tutores de cachorros falham neste ponto. É preciso ter telas ou redes de proteção em sacadas ou varandas para evitar o animal pular ou até se machucar.
  4. Faça passeios diários com o seu pet. Essa rotina é importante para o animal não ficar entediado e ainda é um momento de se socializar com outras pessoas e cães.
  5. Invista em cordas, pelúcias, bolinhas e mordedores para exercitar o seu pet, fortalecendo a estrutura óssea e muscular.

Dicas para cuidar de gatos em casa

dicas para cuidar de gatos em casa

Quando você decide levar um gato para casa, seja adotado ou comprado, também é preciso pensar nas responsabilidades. Assim como os cães, cuidar de gato não é um bicho também requer atenção. Confira Como cuidar de animais de estimação em casa, no caso de gatos.

  1. Gatos não precisam apenas da ração para sobreviver, mas de carinho e atenção do dono. Tanto é que algumas raças ficam tristes quando não passam um tempo diário com a família.
  2. O gato é um tipo de animal que gosta de ter tempo e espaço próprios, já que possuem senso de independência, mas isso não significa que devem ficar esquecidos no canto da casa.
  3. Não é recomendado manter o gato preso todo tempo. Se ficarem muito presos, podem ficar estressados. Portanto, pense em um espaço, em casa, em que possam se entreter.
  4. Coloque a coleira, com informações do dono, caso ele fuja e se perca.
  5. Mantenha sempre o gato vacinado para manter uma qualidade de vida.

Dicas para cuidar de aves em casa

dicas para cuidar de aves em casa

Se você está pensando em ter um pássaro como animal de estimação, pois saiba que os incluem uma boa moradia, nutrição e cuidados com a saúde. Uma das raças mais buscadas para se ter em casa e poder entreter as crianças são o Canário Belga, Calopsita e Periquito Australiano.

Confira como cuidar de animais de estimação em casa, no caso, de pássaros.

  1. Doenças em pássaros são muitas vezes causadas por falta de limpeza nos comedouros e bebedouros. Por isso, a importância da higiene.
  2. A gaiola adequada irá depender do tipo de ave. Isso ainda poderá impactar diretamente em sua qualidade de vida. Portanto, consulte o espaço ideal com os veterinários e especialistas em aves.
  3. Outra dica é ficar atento às hastes da gaiola, que não devem ser muito próximas e nem muito distantes. Dependendo do tamanho, as patas da ave podem ficar presas nelas, já muito espaçadas podem facilitar que a cabeça da ave fique presa ou que ela até escape.
  4. Para facilitar a limpeza, as dicas são colocar jornais ou revistas no fundo da gaiola.
  5. Procure saber quais sementes e rações são especiais para a espécie. Faça a troca diária.

Procure ainda mais informações e ter todas as dúvidas com um especialista ou profissional da área e saiba Como cuidar de animais de estimação em casa.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.