Como cozinhar batata-doce?

Você sabe como Cozinhar Batata-Doce? Aprenda Aqui e tire suas dúvidas!

Dúvida de muitos, neste artigo você aprenderá como cozinhar batata-doce da maneira certa!
Não sabe como cozinhar batata-doce? Você não está sozinho nessa! Uma recente pesquisa com consumidores mostrou que 20% dos jovens adultos acham que a batata doce não é fácil de cozinhar. Não tenha medo! Tiraremos todas as suas dúvidas sobre a forma de cozinhar a batata-doce aqui!

Há várias formas de preparar a batata-doce. Você pode cozinhá-la na água, no forno, no vapor, no microondas, ou na panela de pressão. Há segredos para isso? Bem, é ponto de dúvida de muita gente, já que se não cozinhar de forma correta, a batata-doce fica com aspecto de cor cinzenta. E com gosto estranho também.

Vamos aprender então a cozinhar essa suculenta batata cheia de benefícios para a saúde?

Higienização da Batata-doce

Antes de levar a batata-doce à panela ou ao forno é importante seguir algumas dicas. O primeiro passo é comprar batatas com casca lisa, sem rupturas. Depois da batata-doce comprada, em casa, partimos para a fase de higienização lavando em água corrente e escovando bem a casca.

Beleza da Mulher batata-doce-como-cozinhar
Como cozinhar batata-doce

Para fazer uma boa higienização, corte as batatas ao meio e deixe-as de molho por 8 (oito) horas, ou da noite para o dia, com 1 colher de suco de limão ou vinagre. Isso fará com que sejam eliminados os oxalatos, responsáveis pela cor acinzentada depois do cozimento e melhorará para o corpo absorver os nutrientes do tubérculo.

Depois disso, ela já está pronta e higienizada para ir para a panela e ser cozida!

Como cozinhar a batata-doce na água

Apesar de ser a maneira mais comum de cozinhar a batata-doce, tem algumas dicas a serem utilizadas, porque a perda dos nutrientes no cozimento assim é maior. Se você colocar muita água, os nutrientes se desprendem da batata-doce e vão para a água, assim se perdem fibras e minerais.

Sendo assim, não use água em excesso para cozinhar, não tire a casca e nem deixe a batata-doce cozinhando muito tempo. Geralmente, em 15 a 25 minutos cozinhando no fogo ela está cozida.

Como fazer: Coloque as batatas-doces inteiras ou cortadas ao meio, com casca, em uma panela funda. Adicione água apenas até cobrir as batatas. Leve ao fogo médio por aproximadamente 15-25 minutos (dependendo do tamanho e espessura delas). Durante esse tempo, para saber se estão cozidas, espete as batatas com um garfo. Elas deverão estar macias e fáceis de perfurar com o garfo quando estão prontas. Desligue o forno e retire a água. Está pronta para comer.

*Se possível, prefira os legumes orgânicos.

Como fazer depois de cozinhar a batata – Coloque um coador na pia. Retire a tampa da panela e coloque as batatas doces no coador. Escorra a água. Coloque a batata doce de lado até esfriar o suficiente para que você pegá-las na mão, ou jogue água fria sobre ela para esfriar rapidamente.

Para um prato fácil, misture os cubos de batata doce cozidos com manteiga, sal e pimenta e sirva. Ou use os cubos cozidos em saladas, sopas, ensopados e guisados. Você também pode amassar os cubos para fazer purê de batata doce ou usar como ingrediente em bolos, pães, tortas e pratos salgados.

Quanto tempo demora para a batata doce cozinhar?

O tempo de cozimento da batata é variável. Depois de você colocar a batata-doce na água em uma panela, cozinhe por 10 minutos com uma pitada de sal.
Escorra a água e depois, se for sua preferência, tempere as batatas com pimenta, ervas frescas e regue com azeite.

Você pode ainda depois de cozinhar, assar a batata. Para isso, coloque-as em uma assadeira e deixe assar de 20 a 35 minutos.

Dica: se você quer cozinhar a batata inteira, sem cortar em pedaços, lave a casca como já ensinamos acima e passe um pouco de óleo em toda batata-doce.

Como temperar a batata doce cozida?

Temperar a batata vai dos eu gosto. Eu, por exemplo, não tempero, pois gosto do sabor dela mesmo, docinho. Mas se você gosta dela temperada, veja como fazer;

  • Salpicar sobre as batatas os temperos escolhidos por você. Exemplos: sal, pimenta, páprica doce, alecrim fresco, entre outros.
  • Acrescente o azeite sobre as batatas e mexa bem para misturar os temperos às batatas.
  • Cubra com papel alumínio e leve para assar em forno pré-aquecido a 200ºC por 30 minutos, ou até que as batatas estejam macias.

Como cozinhar a batata-doce no vapor

Cozinhar a batata-doce no vapor é melhor do que cozinhar na água, isto porque os nutrientes ficam intactos na batata. Não se perde nem vitaminas nem sais minerais neste processo de cozimento. Você vai precisar de uma panela a vapor ou de um suporte que possa ser colocado sobre a panela com água fervente. Se você não tem panela a vapor, use aquelas peneiras para fritar alimentos em imersão sobre panelas normais com água fervente.

Como fazer:

  • Coloque aproximadamente 1 litro de água para ferver. Higienize a batata lavando bem e escovando, corte em pedaços menores e coloque-a no recipiente sobre a panela.
  • Deixe por aproximadamente 20 minutos ou até que ela fique macia. Dependendo do tamanho dos pedaços, o tempo de cozimento pode variar entre quinze a vinte minutos.
  • Da mesma forma que falamos no cozimento com água, você vai saber quando estiver no ponto, quando ao perfurar a batata com um garfo, perceber que ela está macia.

Atenção ao cozinhar a batata no vapor: Remova a tampa da panela cuidadosamente, pois o vapor pode causar queimaduras.

Como cozinhar a batata-doce no forno

De todas as maneiras de cozinhar a batata-doce, levá-la ao forno é a que mais preserva os nutrientes.

Para assá-la de forma correta, você deve fatiar a batata-doce da forma que preferir bem finas, como chips.

Pique-as imediatamente antes de levá-las ao forno, para que não se perca nada dos nutrientes. Ou seja, nada de picar e ficar horas na vasilha aguardando a sua boa vontade.

Hora de pôr a mão na massa é hora de pôr a mão na massa. Asse as batatas por cerca de 20 minutos ou até dourar bem em forno médio (180 a 190 graus). Está pronta e deliciosa!

Como cozinhar a batata-doce na panela de pressão

Cozinhar a batata-doce na panela de pressão faz com que você possa dosar o tempo ate´que a textura da batata chegue a que você quer. É rápido e fácil.

Como fazer: Deixe as batatas que vai cozinhar com casca. Na panela de pressão, você pode escolher que tipo de consistência as batatas terão, se durinhas, mais firmes, ou como purê.

Se a sua opção é para batatas firmes, deixe na panela de pressão por 8 a 12 minutos após entrar na pressão.

Já se você quiser um purê de batata-doce, aumente o tempo para 15 a 18 minutos, após entrar na pressão.

Vamos saber mais sobre a Batata-Doce?

A batata doce é um alimento formidável, pois ele é um carboidrato com baixo índice glicêmico, ou seja, eleva pouco a glicemia no sangue. Quando consumido no pré-treino, atua como fonte de energia, melhorando a queima de calorias e quando consumido no pós-treino, otimiza o processo de ganho muscular quando associado a uma proteína.

Tipos de Batata Doce

Existem centenas de tipos de batata-doce que vão do branco ao suave e ao vermelho escuro e super doce. Muitos são cultivados em pequenas quantidades e podem ser encontrados em mercados e feiras de agricultores. Existe até mesmo batata-doce gigante, como você pode ver aqui nessa matéria da Embrapa. Dessa forma, temos batata-doce para comer todos os meses do ano. Ao selecionar batatas doces, é importante que elas estejam firmes ao toque e sem sinais de decomposição.

A lista de variedades de batata doce muda rapidamente e novas variedades com qualidades superiores são liberadas quase anualmente.

Batata doce Branca

A polpa branca deste tubérculo é doce, cremosa e ideal para sopas e ensopados.

Beleza da Mulher batata-doce-branca

Batata doce vermelha

A favorita e mais comum de ser encontrada para cozinhar ou assar, tem pele cor de rosa e por dentro tem a cor laranja e é de sabor super-doce. Deliciosa para comer sem tempero pelo sabor adocicado, com temperos ou como acompanhamento.

Beleza da Mulher batata-doce-vermelha-como-cozinhar
batata doce vermelha como cozinhar

Batata Doce Japonesa

As batatas doces japonesas têm pele vermelha e é branca por dentro.

Beleza da Mulher batata-doce-japonesa

Batata doce para emagrecer e afinar a cintura

Veja a reportagem no vídeo abaixo que fala sobre como a batata-doce é boa para emagrecer e ainda afina a cintura!

Se tem uma coisa que nós mulheres buscamos é ficar magra e bonita!. Quem não quer ter uma cinturinha fina e bonita? Eu quero e você também, tenho certeza. Agora uma coisa que você talvez não saiba é que ela, a batata doce ajuda a emagrecer e a conquistar essa cintura bonita que todas as mulheres correm atrás.

A batata doce pode ajudar a afinar a cintura pois ela é rica em muitos nutrientes essenciais. Para que você possam ter esse resultado você deve estar se perguntando em casa como que a batata doce funciona para emagrecer e para afinar a cintura, não é mesmo! Vamos descobrir isso juntas!

A batata doce é rica em muitas vitaminas e de certa forma elas ajudam a fazer com que seja um alimento que ajude as mulheres a emagrecer. E elas podem ter ótimos resultados se consumirem a batata todos os dias. O ideal é sempre cozinhar sem muito sal e também com a casca, pois ela possui nutrientes tanto quanto o alimento. As cascas podem ser consumidas e preparadas também.

A batata doce já virou febre entre as celebridades que buscam ter um corpo escultural.  Olha só quem sempre coloca na dieta a batata doce para manterem o corpo bonito: Gracyanne Barbosa e a Juju Salimeni.

As mulheres podem consumir a batata doce como refeição ou em um café da tarde com chá verde.  A mulher que tem uma rotina semanal de batata doce nas refeições afirmam ter emagrecido
porque a batata doce irá fazer com que o corpo possa funcionar melhor e trabalhe para eliminar calorias, pois aumenta o metabolismo.

Fazer uso da batata também é fonte de energia para antes da academia pois ela irá ajudar você a ter mais disposição para os exercícios físicos.

Existem vários tipos de batata doce, elas podem ser brancas amarelas, roxas e avermelhada. Além de fazer bem à saúde da mulher ainda a deixa  com a cintura fina.

As batatas doces também ajudam no sistema digestivo fazendo com que o corpo das mulheres possam funcionar melhor eliminando as toxinas do corpo e mantendo a cintura afinada e bela assim como as mulheres procuram ter!

Como Cozinhar Batata Doce em 5 MINUTOS no Micro-Ondas!!!

No vídeo abaixo, você verá uma dica fantástica de fazer Batata Doce Crocante (Musculação)

Como fazer batata doce chips

Alimento nutritivo e crocante para levar com você na hora que bater aquela fome.

Os benefícios de comer batatas doces

A maior razão para comer a batata-doce é a alimentação rica e pura que nos fornece. Os benefícios da batata-doce para a saúde são numerosos:

A batata-doce fornece-nos minerais vitais, como ferro, cálcio, magnésio, manganês e potássio.
As batatas tem vitaminas essenciais, como a vitamina B5 (ácido pantotênico), vitamina B6 (piridoxina), vitamina B1 (tiamina), niacina e riboflavina. Essas vitaminas são essenciais para ajudarem a melhoria de nosso sistema imunológico e função cerebral.
Esses tubérculos são também uma excelente fonte de antioxidantes que ajudam a prevenir o câncer a longo prazo.
Estes antioxidantes são diferentes dependendo do tipo (cor) da batata-doce que você come, por isso não deixe de experimentar todos eles! hoje em dia estima-se que há mais de 15 tipos de batata-doce.
A batata-doce contém principalmente amido, no entanto, o tipo de amido que as batatas doces contêm aumenta os nossos níveis de açúcar no sangue muito lentamente , especialmente em comparação com açúcares mais simples que pode começar a partir de frutas.

Para aqueles que tem uma fome incontrolável por doces, a batata-doce ajuda a eliminar os desejos de uma vez já tem um sabor doce.
A batata-doce é um carboidrato avaliado como seguro durante qualquer dieta ou reeducação alimentar por ter o índice glicêmico 44, que é considerado baixo.

Benefícios da batata doce

VITAMINA A – Quando ingerida com a casca, uma batata-doce média contém mais de 100% da quantidade diária recomendada de vitamina A, que desempenha um papel na visão, no desenvolvimento ósseo e na função imunológica. Para máxima absorção de vitamina A, certifique-se de emparelhar sua batata-doce com alimentos que contenham alguma gordura – como uma porção de manteiga ou abacate.

FIBRA – As batatas doces são uma boa fonte de fibras, que podem contribuir para a sensação de saciedade, que faz as pessoas se sentirem “cheias” e podem ajudar na digestão. Dietas ricas em alimentos contendo fibras, como alguns vegetais e frutas, podem reduzir o risco de doenças cardíacas e alguns tipos de câncer. Uma batata doce média cozida com casca tem 4 gramas de fibra, mais do que um pacote de aveia instantânea.

POTÁSSIO As batatas doces contêm potássio. Dietas contendo alimentos que são uma boa fonte de potássio e que são pobres em sódio podem reduzir o risco de pressão alta e derrame.

CARBOIDRATOS – As batatas doces são feitas de carboidratos complexos que são liberados em um ritmo constante para uma fonte constante de energia, de modo que não há altos ou baixos de açúcar para se preocupar.

CALORIAS – Uma batata doce média (aproximadamente 2 polegadas de diâmetro e 5 polegadas de comprimento) contém cerca de 100 calorias quando cozida.

Agora que você sabe como cozinhar batata-doce, faça bom uso e alimente-se com esse poderosos nutrientes!