Causas e cuidados para unhas fracas

Causas e cuidados para unhas fracas

Muitas mulheres se queixam por ter unhas fracas, que se quebram com facilidade e não crescem como gostariam, mas, o que poucas sabem é que esse problema tem solução e que os cuidados são mais simples do que parecem. Neste artigo falaremos sobre as possíveis causas e daremos algumas dicas de cuidados para unhas fracas.

Nossas unhas são compostas pela proteína queratina, elas necessitam de vitaminas e minerais para seu crescimento e reparação, além de alguns cuidados básicos que podemos ter no dia a dia, para poder esbanjar unhas decoradas, fortes e saudáveis.

Causas

Os motivos para a fragilidade das unhas podem ser internos ou externos.

Internos: Dieta pobre em vitaminas e mineral, desidratação, doenças como anemia, má circulação, diabetes e problemas com tireóide.

Externos: Produtos químicos, acetona, roer as unhas, usá-las como objeto.

Cuidados

Com alguns cuidados simples é possível diminuir a fragilidade das unhas e risco de quebra.

Alimentação

Inclua em sua dieta alimentos ricos em vitamina A, B, C e E, minerais como ferro e zinco, colágeno e proteínas. Lembre-se de beber ao menos 2 litros de água, pois, a água é muito importante para o bom funcionamento de todo organismo.

Acetona

A substância da acetona é forte e agressiva as unhas, pode-se notar isso, quando ao usá-la para retirar o esmalte, deixa manchas esbranquiçadas nas unhas. Opte por usar removedores de esmalte a base de óleos, hidratam as unhas ao mesmo tempo em que removem o esmalte das unhas.

Produtos químicos

Produtos como detergentes, cândidas e cloro, desgastam as unhas e são agressivos a ela, enfraquecendo suas matrizes e as deixando mais fracas. Use luvas de silicone ou borracha ao realizar tarefas que necessitem do uso desses produtos.

Esmaltes e unhas postiças

As unhas assim como qualquer parte do nosso corpo, precisam respirar e se recuperarem. Fique ao menos dois dias, sem o uso desses produtos nas unhas.

Fortalecedores

Use base fortalecedora, como “casco de cavalo”, antes de realizar a esmaltação. É possível produzir o seu fortalecedor com uma receita caseira simples, basta colocar um dente de alho picado, dentro de um vidrinho de base, aguardar por 24 horas e depois usar como de costume.

Exposição

Evite deixar as unhas submersas em água por um longo período de tempo, pois, elas absorvem o líquido, ficam macias e moles, podendo enfraquecer e se tornarem quebradiças. Na hora do banho evite água muito quente, opte por água morna.

Hábitos

Roer as unhas ou usá-las como objeto para abrir potes, latas e digitar, força suas matrizes e as deixam fracas e quebradiças. Portanto, evite – os e para o caso de roer unhas, carregue consigo sempre uma goma de mascar para usar quando sentir vontade.

Formato

Para unhas que são muito fracas, o formato arredondado ou amendoado é o melhor, pois, evita que as unhas enganchem ou se quebrem facilmente.

Lixas de unha

Procure lixar as unhas sempre na mesma direção, para evitar seu desgaste e quebra. Procure por lixas específicas, para o que for fazer nas unhas.

Suplementos

Você também pode complementar sua dieta, com suplementos à base de Biotina para unhas fracas. Mas, não deixe de consumir os alimentos necessários, pois, os suplementos não substituem a carência de alguns nutrientes necessários para reparação e crescimento das unhas.

Orientação médica

Se as suas unhas estiverem com manchas e o problema com unhas fracas persistirem, mesmo tomando os devidos cuidados, é necessária a consulta com um médico dermatologista, que irá avaliar seu caso e identificar a possível causa.

Seguindo esses cuidados aliado a uma boa alimentação, é possível ter unhas fortes e saudáveis como sempre desejou.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isto, mas você pode optar por não participar, se desejar Aceito Saiba mais