5 mitos sobre emagrecimento

Sabemos que viver em forma é algo que exige dedicação, esforço e força de vontade. Porém, existem muitos indivíduos que cometem erros nessa jornada de emagrecimento ou que seguem mitos e crenças que não possuem nenhuma comprovação científica e que muitas vezes, prejudicam o objetivo final, que é o emagrecimento. O fato é que existem muitos mitos e crenças que as pessoas ainda teimam em confiar e que podem estar comprometendo seriamente a saúde ou atrapalhando na conquista pelo corpo desejado.

Vamos te ajudar a desvendar alguns mitos que podem estar te atrapalhando a emagrecer! Será que você segue ou já caiu em algum deles?

Só posso comer alimentos diet e light?

Em primeiro lugar, vale citar que nos alimentos diet o açúcar é o nutriente retirado da fórmula e nos lights, existe uma diminuição de cerca de 30% de um de seus componentes.

Parece bacana, né? Porém, pode ser bem diferente do que se parece. Os alimentos “diet” e “light” tiram alguns nutrientes, mas acabam por serem carregados de outras substâncias, como gordura ou sódio, por exemplo. É possível que um chocolate diet seja mais calórico do que o convencional!

Para não cair nesse mito, analise os rótulos e compare os alimentos.

5 mitos sobre emagrecimento
5 mitos sobre emagrecimento

Só dietas restritivas funcionam. Será?

É inegável que dietas radicais fazem perder peso rápido, porém, estudos comprovam que esses quilos são formados por água e/ou massa muscular e que a gordura continua presente. Depois de um tempo, a balança fica estagnada.

Por este motivo, permita-se uma dieta que se encaixe no seu perfil e no seu dia-a-dia, para que ela não dure apenas 2 semanas. A educação alimentar é a melhor forma de fazer com que o emagrecimento ocorra de forma saudável e contínua.

São os carboidratos que me fazem engordar?

Não! Isso é mito. O que te faz engordar é a ingestão de mais calorias do que o seu corpo possui necessidade e vale destacar que não importa se são calorias de carboidratos, proteínas ou gorduras.

Comer à noite engorda?

Vamos falar a verdade? Não importa a hora que você come. Caso você não use todas as calorias que consumiu, elas serão armazenadas em gordura corporal.

Se você malha durante a noite, é preciso que ingira calorias para que o músculo se recupere e caso você seja uma pessoa menos ativa durante a noite e queira emagrecer, é importante que não ingira mais do que o seu corpo necessita.

O segredo é ajustar o quanto você come com o quanto de energia você gasta, não importa se durante o dia ou à noite.

Jejum emagrece?

Esse é um mito que grande parte das pessoas cai. Quando você fica sem comer ou em jejum, o organismo começar a acumular gordura.

É possível que em jejum prolongado, você perca pesa, mas também haverá a destruição do músculo. Vale dizer também que o metabolismo fica lento e que quando você voltar a comer normalmente o peso perdido será recuperado ainda mais rápido e é possível que você ganhe ainda mais peso, já que o seu organismo ficou treinado para ganhar gordura.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.