Como Cozinhar Batata-Doce? Aprenda Aqui!

2

Como Cozinhar Batata-Doce? Aprenda Aqui!

Dúvida de muitos, neste artigo você aprenderá como cozinhar batata-doce da maneira certa!

Não sabe como cozinhar batata-doce? Você não está sozinho nessa! Uma recente pesquisa com consumidores mostrou que 20% dos jovens adultos acham que a batata doce não é fácil de cozinhar. Não tenha medo! Tire suas dúvidas sobre a forma de cozinhar a batata-doce aqui!

A melhor indicação para preparar a batata-doce é cozinhá-la na água, no forno, no vapor, ou na panela de pressão. Há segredos para isso? Bem, é ponto de dúvida de muita gente, já que se não cozinhar de forma correta, a batata-doce fica com aspecto de cor cinzenta. E com gosto estranho também.

Higienização da Batata-doce

Antes de levar a batata-doce à panela ou ao forno é importante seguir algumas dicas. O primeiro passo é comprar batatas com casca lisa, sem rupturas. Depois da batata-doce comprada, em casa, partimos para a fase de higienização lavando em água corrente e escovando bem a casca.  Corte as batas ao meio de deixe-as de molho por 8 (oito) horas, ou da noite para o dia, com 1 colher de suco de limão ou vinagre. Isso fará com que sejam eliminados os oxalatos, responsáveis pela cor acinzentada depois do cozimento e melhorará para o corpo  absorver os nutrientes do tubérculo.

Depois disso, ela já está pronta para ir para a panela e ser cozida!

Como cozinhar a batata-doce na água

Apesar de ser a maneira mais comum de cozinhar a batata-doce, tem algumas dicas a serem utilizadas, porque a perda dos nutrientes no cozimento assim é maior. Se você colocar muita água, os nutrientes se desprendem da batata-doce e vão para a água, assim se perdem fibras e minerais. Por isso, não use água em excesso, não tire a casca e nem deixe a batata-doce cozinhando muito tempo. Geralmente, em 15 a 25 minutos cozinhando no fogo ela está cozida.

Como fazer: Coloque as batatas-doces inteiras ou cortadas ao meio, com casca, em uma panela funda. Adicione água apenas até cobrir as batatas. Leve ao fogo médio por aproximadamente 15-25 minutos (dependendo do tamanho e espessura delas). Durante esse tempo, para saber se estão cozidas, espete as batatas com um garfo. Elas deverão estar macias e fáceis de perfurar com o garfo quando estão prontas. Desligue o forno e retire a água. Está pronta para comer.

*Se possível, prefira os legumes orgânicos.

batata doce como cozinhar - Como Cozinhar Batata-Doce? Aprenda Aqui!

 

Como cozinhar a batata-doce no vapor

Cozinhar a batata-doce no vapor é melhor do que cozinhar na água, isto porque os nutrientes ficam intactos na batata. Não se perde nem vitaminas nem sais minerais neste processo de cozimento. Você vai precisar de uma panela a vapor ou de um suporte que possa ser colocado sobre a panela com água fervente. Se você não tem panela a vapor, use aquelas peneiras para fritar alimentos em imersão sobre panelas normais com água fervente.

Como fazer:

Coloque aproximadamente 1 litro de água para ferver. Higienize a batata lavando bem e escovando, corte em pedaços menores e coloque-a no recipiente sobre a panela.

Deixe por aproximadamente 20 minutos ou até que ela fique macia. Da mesma forma que falamos no cozimento com água, você vai saber quando estiver no ponto, quando ao perfurar a batata com um garfo, perceber que ela está macia.

 Atenção ao cozinhar a batata-doce

  • Ferva a água.
  • Dependendo do tamanho dos pedaços, o tempo de cozimento variará entre quinze e vinte minutos. Confira as batatas após cerca de doze minutos, testando-as com um garfo. Caso ele penetre com facilidade, a batata está pronta.
  • Remova a tampa da panela cuidadosamente – o vapor pode queimá-lo.
  • Como cozinhar a batata-doce no forno

De todas as maneiras de cozinhar a batata-doce, levá-la ao forno é a que mais preserva os nutrientes. Para fazer, você deve fatiar a batata-doce da forma que preferir bem finas, como chips. Pique-as imediatamente antes de levá-las ao forno, para que não se perca nada dos nutrientes. Ou seja, nada de picar e ficar horas na vasilha aguardando a sua boa vontade. Hora de pôr a mão na massa é hora de pôr a mão na massa. Asse por cerca de 20 minutos ou até dourar bem em forno médio (180 a 190 graus). Pronta e deliciosa!

Como cozinhar a batata-doce na panela de pressão

Cozinhar a batata-doce na panela de pressão faz com que você possa dosar o tempo ate´que a textura da batata chegue à que você quer. É rápido e fácil.

Como fazer: Deixe as batatas que vai cozinhar com casca. Na panela de pressão, você pode escolher que tipo de consistência as batas terão, se durinhas,mais firmes, ou como purê. Se a sua opção é para batatas firmes, deixe na panela de pressão por 8 a 12 minutos após entrar na pressão. Já se você quiser um purê de batata-doce, aumente o tempo para 15 a 18 minutos, após entrar na pressão.

Vamos saber mais sobre a Batata-Doce?

Batata doce para emagrecer e afinar a cintura

Veja a reportagem no vídeo abaixo que fala sobre como a batata-doce é boa para emagrecer e ainda afina a cintura!

You might also like More from author