5 Alimentos para Olhos Saudáveis

1

Nada como ter olhos saudáveis para enxergar até o fim de nossa vida. Você provavelmente já ouviu falar que as cenouras e outras frutas e vegetais de cor laranja promovem a saúde dos olhos e protegem a visão, e é verdade: o betacaroteno, um tipo de vitamina A que dá a esses alimentos sua tonalidade laranja, ajuda a retina e outras partes do olho a funcionarem sem problemas.

Mas comer alimentos de tom alaranjado em busca do betacaroteno para a boa visão pode não ser suficiente. Embora sua conexão com a saúde da visão não seja tão conhecida, várias outras vitaminas e minerais são essenciais para manter os olhos saudáveis. Conheça cinco alimentos que auxiliam a saúde dos olhos e os coloque em sua dieta.

5 Alimentos para Olhos saudáveis

1 – Folhas verdes

As folhas verdes como alface, rúcula, couve, entre outras, possuem luteína e zeaxantina, dois antioxidantes que, segundo estudos, diminuem o risco de desenvolver degeneração macular (A mácula é a região da retina onde se obtém a melhor qualidade de visão para leitura, cores e pequenas detalhes) e catarata (A causa mais comum de catarata é a senil, ou seja, o envelhecimento natural do cristalino ao longo da vida).

2 – Ovos

A gema do ovo é uma fonte primária de luteína e zeaxantina (A Zeaxantina é um dos 2 carotenóides presentes da retina. Dentro da mácula central, a Zeaxantina predomina, enquanto na retina periférica, a Luteína), além do zinco , que também ajuda a reduzir os riscos de degeneração macular, de acordo com Paul Dougherty, MD, diretor médico da Dougherty Laser Vision em Los Angeles.

3 – Frutas cítricas e vermelhas

As frutas cítricas e as frutas vermelhas, principalmente, são fontes potentes de vitamina C para nosso organismo, segundo estudos, o que demonstrou reduzir o risco de desenvolver degeneração macular e catarata .

4 – Amêndoas

As amêndoas são fonte de vitamina E, o que retarda a degeneração macular, segundo pesquisas . Um punhado de amêndoas fornece cerca de metade de sua dose diária de vitamina E.

5 – Peixes gordos

Peixes gordos como o atum, o salmão, sardinha, a cavala, as anchovas e as trutas são ricas em DHA, um ácido gordo encontrado em seus níveis de retina baixos, que foram ligados à síndrome do olho seco, diz Jimmy Lee, MD, diretor de cirurgia refractiva no Centro Médico Montefiore, na Cidade de Nova York.

Agora que você sabe sobre os 5 alimentos para olhos saudáveis, adicione-os em sua alimentação e mantenha seus olhos com saúde! Nada de comer apenas cenouras para ter bons olhos, não é mesmo?

You might also like More from author